quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Para os usuários do Microsoft Access.

Até onde podemos ir com o Access?

A pergunta do assunto deste e-mail é feita a mim com muita freqüência. O intuíto desta pergunta é exatamente provocar os amigos usuários do Access.

Se você fizer esta pergunta para 200 programadores, possivelmente você terá 200 respostas diferentes — e isto é bom, muito bom.

Tomei emprestado e compilei algumas respostas que encontrei na Internet, vejam: 'O Access é realmente um brinquedo. Quer dizer, o que se faz brincando em Access temos que ralar com outras linguagens.'; 'O bom pedreiro faz sua obra com as mais humildes ferramentas!!!'; 'Até onde nossa imaginação e nosso conhecimento permitirem.'; 'O maior problema do Access está naquela peça que fica entre a cadeira e o teclado.'; 'Cada tipo de usuário deve procurar a ferramenta que melhor lhe atenda.'

Todas estas respostas foram tiradas de um único tópico de um Fórum sobre o Access. Todas elas são verdadeiras, entretanto, as possibilidades de criar soluções no Access são infinitas. É relativamente simples criar soluções no Access. É claro que conhecimento de banco de dados, engenharia de software e lógica de programação ajuda — e muito.

O Access tem um poderoso gerenciador de relatórios; uma poderosa linguagem de consultas, o SQL; e uma poderosíssima linguagem de programação, o VBA. Você poderá criar desde simples agendas de contatos até Sistemas robustos de controle de vendas, estoques, clientes etc com o Access.

Mas como? Depende de você. Faça como as crianças, pergunte. Lembre-se, aprende quem faz perguntas e não quem responde!

O consultor Gilclér Regina diz que 'perguntas nos despertam para aquilo que não sabemos. Perguntar é um convite à aventura, a uma viagem de descobrimento e nos desperta para todas as possibilidades. É a única forma de chegar ao outro lado do desconhecido.' E acrescenta 'A maioria das descobertas e revelações que construíram o mundo e continuam a evoluir passam, todos os segundos da vida, por um processo onde fazer perguntas torna-se essencial.'

Como criar controle de estoques no Access?

O que é modelagem de banco de dados?

Como criar código de barras no Access?

Como criar Sistema de Login no Access?

Como somar horas com mais de 24 horas?

Como posso desabilitar o Scroll do mouse no Access?

Qual é a melhor forma de armazenar imagens no Access?

Não é à toa que o tutorial Informe Access foi organizado sob a forma de perguntas e respostas, com situações do cotidiano e outras mais complexas que abrangem diversos tipos de ambientes. São 400 dicas que ajudam o programador a aprender e/ou aprimorar as técnicas de programação.

Sirva-se, aqui você encontra estas e outras 400 respostas. Não se acanhe, faça como as crianças, pergunte.

Sucesso a todos e até breve.

2 comentários:

  1. Miguel, primeiramente parabens pelo Blog. Tomara que você consiga muitas visitas que acrescentem e enriqueçam essa sua iniciativa.
    Eu me formei recentemente em gerenciamento de redes de computadores e neste curso tinha uma cadeira de introdução a informática no 1º período na qual eu apresentei um trabalho defendendo o Access como uma ferramenta que está disponível no Office e poucos se utilizam das soluções que este software oferece.Citei exemplos de situações que presenciei de colegas que utilizavam de várias planilhas de excel em arquivos diferentes e o trabalho que eles tinham na hora de apresentar um relatório baseado nessas planilhas. Apresentei uma solução simples como um banco de dados contendo tabelas relacionadas e resolveu rapidamente o problema com redução do tempo de execução.Entre outras coisas, demonstrei também alguns trabalhos meus.
    Ainda tenho muito a aprender na utilização deste software, por isso pretendo estar sempre dando uma navegada neste seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amigo obrigado pela visita !
    Fique a vontade para postar seus elogios e criticas !

    ResponderExcluir