quinta-feira, 19 de novembro de 2009

É jabuti ou é jaca?

É a história do Jabuti!!

Dois caipiras andavam pela estrada quando um deles avista em cima de uma árvore o casco manchado de um jabuti. Imediatamente, ele diz para o compadre: “Vamo’ arrancá’ o jabuti da árvore”! O outro, mais sábio, respondeu: “Compadre: jabuti não trepa em árvore! Alguém ponhô ele lá. É meió não mexê!!”
Muitas vezes, nas organizações, um gerente novo se depara com uma norma, um regulamento, uma rotina ou até mesmo com uma pessoa, que parece estar tão fora do contexto como um jabuti no meio dos galhos de uma árvore. Impetuoso, ele diz: “Vamos arrancar o jabuti!!”
Em geral, os gerentes mais experientes falam: “Não é jabuti, não... é jaca!”
Mas o intrépido mocinho vai lá , sacode a árvore e “arranca o jabuti” e, além disso, nessa hora caem da árvore pelo menos mais dois que já estavam escondidos pela ramagem! O triunfante gestor leva o produto de sua ação ao chefe. Esse põe a mão na cabeça e grita: “Levei dois anos para encaixar esse jabuti na árvore e agora você o arrancou! E ainda trouxe mais dois dos antigos!!! Fique com eles!A partir de agora você é o gerente destes três jabutis!!!! E ai de você se um sumir!”
Ao nos depararmos com a grotesca figura do jabuti entrelaçado nos galhos, a melhor atitude é concordar que é uma jaca, e planejadamente preparar o momento certo para sacudir a árvore. Essa ação exige a formação de alianças e parcerias, que usam cientificamente a política (do bem). Comece perguntando: Quem colocou aquele jabuti na árvore? É jaca? Suponhamos que seja! Então, quem é que gosta tanto de jaca a ponto de implantar uma em uma árvore? E daí você começa seu diagnóstico. Quando um conjunto de pessoas, cuja opinião é significativa, concordar com você, aí é hora da ação. Nunca sacuda a árvore no primeiro ímpeto; além de cair o jabuti que você viu, podem cair outros. E dá de um deles ter uma estrela na testa! Sabe o que é? Um jabuti com estrela na testa é membro da família acionista majoritária. Aí, meu amigo, você dançou! Por isso, para garantir o seu futuro profissional, lembre-se: Jabuti não trepa em árvore! Alguém o colocou lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário