segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hipertensão.

Um coração saudável é fundamental para ter um corpo saudável.
Como fazer para cuidar dele?
Primeiro, é preciso detectar se há casos na família de problemas cardíacos.
Se a resposta for sim, a atenção tem de ser redobrada e os exames periódicos são fundamentais. Além disso, você pode cuidar dele por meio de atividade física, alimentação equilibrada e bem-estar emocional.
Com esse “pacote pró-coração”, você pode controlar outros fatores de risco, que são: Hipertensão arterial: é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas.
A única maneira de descobri-la é medindo a pressão.
Sem tratamento, pode levar ao infarto e ao derrame, entre outras doenças cardíacas.
.
Tabagismo: aumenta a chance de derrame, infarto, insuficiência pulmonar, câncer e outras doenças.
Não existe negociação: para ter saúde, é fundamental parar de fumar.
.
Diabetes: aumenta a chance de desenvolver doenças cardíacas, além de facilitar o processo de aterosclerose e o risco de infarto.
.
Excesso de peso, sedentarismo e obesidade aumentam o risco da doença, que pode ser facilmente diagnosticada com exame de sangue.
.
Obesidade: a gordura abdominal é um perigo para a saúde do coração.
Ter circunferência da cintura maior que 102 centímetros, para os homens, e maior que 88 centímetros, para as mulheres, é um importante fator de risco de doenças cardiovasculares.
.
Colesterol: o colesterol ruim (LDL) se deposita em nossas artérias sem que possamos perceber. Com o tempo, as artérias ficam entupidas, levando ao infarto, derrame ou outras complicações cardíacas.
.
O limite considerado saudável é 130 mg/dl. Por outro lado, o bom colesterol (HDL) protege o coração, pois ajuda a “limpar” a circulação e “desentupir” as artérias.
.
Estresse: ele interfere diretamente no metabolismo, aumentando o risco de hipertensão, infarto e arritmia.
.
Sedentarismo: a ausência de atividade física regular aumenta o estresse, contribui para o aumento de peso, hipertensão, diabetes e colesterol.
.
Existem várias maneiras de se exercitar. Encontre uma que você goste. Com o tempo você vai agradecer.
.
Para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil, são 27 milhões de hipertensos com mais de 18 anos e 2 milhões de crianças e adolescentes que enfrentam o problema. A
pesquisa teve início em julho de 2008 e terminou em outubro de 2009.
Foram avaliados 1000 voluntários com idade entre 60 e 75 anos, faixa etária do presidente Lula, que sofreu uma crise hipertensiva recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário