quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pra tudo se acabar na quarta-feira…


Lavra o Antigo Testamento, no livro de Jó, que “os homens se cobriam de cinzas para exprimir sua dor e humilhação.”.

Quando a Igreja Católica adquiriu poder temporal, no primeiro dia da Quaresma os pecadores, ou penitentes, se apresentavam ao bispo, ou penitenciário (daí a designação de penitenciária à casa de detenção que serviria para os delinquentes purgarem os seus crimes) e pediam perdão pelos seus pecados.

Os penitentes se apresentavam ao bispo vestidos com um saco e com a cabeça coberta de cinzas, que representava a consciência da mortalidade, pois está escrito que "Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris”, no vernáculo “Lembra-te, homem, que és pó e ao pó retornarás”.

Mais tarde, um dos mais sábios membros da Igreja, Santo Agostinho, tornou a cerimônia das cinzas uma obrigação de todos os cristãos, pois, segundo ele, todos somos pecadores.

A quarta-feira de cinzas, portanto, é o dia em que nos devemos prostrar aos pés do Criador e pedir perdão pelos nossos pecados, com a cabeça coberta de cinzas, para que jamais esqueçamos que 
somos pó.


Um comentário:

  1. Devemos sempre ter o habito de agradecer pela manha, ter em mente e fazer os 10 mandamento:

    1- Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses além de Mim.

    2-Não farás para ti esculturas, nem figura alguma do que está em cima nos céus, ou embaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra; não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto.

    3-Não pronunciarás em vão o nome do Senhor teu Deus.

    4-Lembra-te de santificar o dia do descanso; trabalharás durante seis dias e farás toda tua obra. Mas no sétimo dia — que é um repouso em honra do Senhor teu Deus, não farás trabalho algum.

    5-Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra.

    6-Não matarás.

    7-Não cometerás adultério.

    8-Não furtarás.

    9-Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

    10-Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não cobiçrás a casa do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem nada do que lhe pertence.

    E toda noite devemos pedir perdão...e Conversa com nosso Pai.

    ResponderExcluir